Família - Seja Pai com Prazer e Alegria!

 

Família  - Seja Pai com Prazer e Alegria!
Você tem que influenciar, incentivar e intervir na vida do seu filho

“Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João.  14 Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento.” Lucas 1.13-14
Dentre o cenário preparatório para o nascimento de Jesus, encontramos uma experiência particular composta de dramas e alegrias vivenciadas por um homem chamado Zacarias. Lucas quis explicar o nascimento de João Batista e relação deste com Jesus (eles seriam parentes segundo Lucas) e apresentou essa história de uma forma bem organizada, como se pode observar abaixo:
1.O caráter de Zacarias e de sua esposa – v.6 “Ambos eram justos diante de Deus, vivendo irrepreensivelmente em todos os preceitos e mandamentos do Senhor.”
2.O problema que eles tinham – v.7 “E não tinham filhos, porque Isabel era estéril, sendo eles avançados em dias.” (ela era estéril e não podiam ter filhos) – Apesar de serem íntegros e fiéis no serviço de Deus, eles não tinham essa recompensa conforme descrita no Salmo 127.3-5: “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava; não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta.”
3.A extraordinária resposta aos seus anseios – v.13-14 “Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. Em ti haverá prazer e alegria, e muitos se regozijarão com o seu nascimento.” Ele estava apenas cumprindo com seus deveres sacerdotais, não entrou ali atrás de seus interesses pessoais, mas pelos do povo, mas obteve algo que pela idade avançada que já tinha, estava esperando há muitos anos!

Não há como não perceber que o casal de velhinhos ficou deslumbrado diante da notícia de que teriam um filho! O anjo mesmo diz: “Em ti haverá prazer e alegria” (v.14). Os versos 24 e 25 assim se expressam: Passados esses dias, Isabel, sua mulher, concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo: Assim me fez o Senhor, contemplando-me, para anular o meu opróbrio perante os homens.

“Prazer e alegria”, ser pai tem sido assim pra você? Ser pai é um privilégio – considerado nas Escrituras como benção de Deus! Mas preste atenção: Sentir todo prazer e alegria de ser pai só será possível se o homem entender os poderes que ele tem!

Quais poderes?
1º.Poder de INFLUENCIAR.
2º.Poder de INCENTIVAR.
3º.Poder de INTERVIR.

Vamos então refletir em cada um desses itens:

1º.Poder de INFLUENCIAR.
O próprio Jesus disse que “o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz”. Jo 5:19

Se você, homem que é pai ou que ainda pretende ser, não estiver disposto a caminhar com seu filho, a dar tempo e atenção, a compartilhar com a mãe os cuidados, o acompanhamento, o auxílio aos filhos, estará certamente privando essa criança de positivamente absorver a influência que você exerce sobre ela! O pai já ocupa o lugar de 3ª maior influência na vida dos filhos. A mídia está em 1º lugar e, em seguida, vêm os amigos. Cabe a você ser exemplo para seu filho ou filha. Eles estão olhando pra você mais do que você está imaginando ou percebendo!

Nos livros dos Reis e das Crônicas no AT encontramos muitas histórias que refletem exatamente isso! Apenas a título de exemplo, vamos pinçar a história de Josafá, filho de Asa:
1 Reis 22:42-43:  Era Josafá da idade de trinta e cinco anos quando começou a reinar; e vinte e cinco anos reinou em Jerusalém. Sua mãe se chamava Azuba, filha de Sili.  Ele andou em todos os caminhos de Asa, seu pai; não se desviou deles e fez o que era reto perante o SENHOR.
Não há como não notar que a vida, a carreira e o sucesso de Josafá foram reflexos do andar de seu pai Asa.
Outro exemplo é Acazias, filho do perverso Acabe:
1 Reis 22:52-54:  Acazias, filho de Acabe, começou a reinar sobre Israel em Samaria, no décimo sétimo ano de Josafá, rei de Judá; e reinou dois anos sobre Israel.  Fez o que era mau perante o SENHOR; porque andou nos caminhos de seu pai, como também nos caminhos de sua mãe e nos caminhos de Jeroboão, filho de Nebate, que fez pecar a Israel. Ele serviu a Baal, e o adorou, e provocou à ira ao SENHOR, Deus de Israel, segundo tudo quanto fizera seu pai.

Até a duração do reinado de ambos chama a atenção: O que o pai influenciou positivamente reinou 25 anos, enquanto o que o pai teve uma influência negativa reinou apenas 2 anos.

2º.Poder de INCENTIVAR.

Você já reparou a importância da benção do pai no tempo dos patriarcas no AT? Filhos até brigavam para obtê-la! O Livro de Provérbios é quase na sua totalidade uma coletânea de conselhos de um pai para seu filho! O que o pai diz ao filho é importante… Por isso, fale com seus filhos, converse, opine quando ele ou ela te pergunta alguma coisa (pare de dizer: “fale com sua mãe!”), incentive, explique, dialogue, porque o que você tem a dizer é importante para eles.

Isaque surpreendeu seu pai Abraão com uma pergunta enquanto caminhavam para o Moriá: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? (Gênesis 22:7)
O que seu pai tinha a dizer diante desta trágica indagação? O que você diria se fosse o pai de Isaque? Da boca de Abraão saem as seguintes palavras: “Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.” (Gênesis 22:8)

É interessante que antes da pergunta de Isaque, o texto é cuidadoso em afirmar que “caminhavam ambos juntos” (v.6) e depois da resposta do pai, depois do que o pai falou, reafirma “seguiam ambos juntos”. Ou seja, o que Abraão disse incentivou Isaque a continuar andando com ele, não interferiu na jornada do filho com o pai!

3º.Poder de INTERVIR.

Vejo que os pais têm se “encolhido” cada vez mais em suas ações em prol de seus filhos e crianças muito pequenas estão entregues à sua própria sorte! Há um receio muito grande atualmente dos pais de agirem com firmeza com seus filhos e, por favor, não confunda firmeza com agressividade!

Você pai precisa entender que é necessário agir em algumas situações para impor limites, disciplinar e auxiliar os filhos na percepção do que podem e do que não podem fazer no momento da vida em que estão vivendo! Veja, por exemplo, o caso de Adonias, um dos filhos do Rei Davi:

1 Reis 1:5-6:  “Então, Adonias, filho de Hagite, se exaltou e disse: Eu reinarei. Providenciou carros, e cavaleiros, e cinqüenta homens que corressem adiante dele.  Jamais seu pai o contrariou, dizendo: Por que procedes assim?”

Davi nunca fez nada e o resultado foi desastroso! Deu uma confusão e Adonias acabou assassinado. Provérbios 29:15 diz que “a vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe.” Talvez seu filho (a) não seja mais criança, mas se você não cumprir seu papel de interventor na vida dele (a), ele ou ela continua entregue a si mesmo e o resultado será vergonha pra você!

Sua paternidade está sendo coroada de prazer e alegria? Quando você pensa nos seus filhos sente o que Zacarias sentiu quando soube do nascimento de João?

Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »

Obrigado por entrar em contato conosco.Responderemos o mais breve possível.

ConversionConversion EmoticonEmoticon

Thanks for your comment